Lendo a Bíblia TODA em um ano - 12/04/2018 - 102º Dia


Bem vindos ao 101º dia do Projeto Café com Vida Diária!

Iniciamos ontem o livro de Salmos e somente encerraremos no dia 30/05/2018, ou seja, dedicaremos aproximadamente dois meses a este livro lindíssimo, Salmos tem 150 capítulos.

Tenho lido todos os comentários, embora não tenha tempo hábil de responder, mas sempre leio todos com carinho, vou tirar um dia esta semana para responder a todos!!!

Quero que saibam que para mim é uma honra poder os ter neste projeto!! É um verdadeiro presente de Deus!! Então sejam todos muito bem vindos, este blog é NOSSO,

Acomode-se, pegue uma boa xícara de café, chá, ou até mesmo um suco fresquinho, pegue seu caderno de anotações, uma bíblia de letra grande, um lápis de cor, e avance para mais um dia de estudo.

Vamos lá!!!


Hoje vamos estudar Salmos 4, 5 e 6

Salmos 4 - Aquiete-se

Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Pausa



Este Salmo também é atribuído a Davi, e é um Salmo de conselhos.

Entre eles destaco o do versículo 4, onde Davi ensina a lidar com a ira.

Ele ensina, quando se irar, NÃO PEQUE, ao invés disso, reflita, aquiete-se.

Este conselho é repetido pelo apóstolo Paulo, veja...

"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,

e não dêem lugar ao diabo.


Davi ensina, na hora da ira, não peque, alguém pode perguntar, mas como?? Ele responde, REFLITA, E AQUIETE-SE.

Precisamos aprender que no momento de ira, não se fala, não se toma decisões, é necessário primeiro acalmar-se, refletir.

Alguém disse que somos senhores de todas as palavras que não pronunciamos e escravos de todas que pronunciamos!

No momento da ira a tendência é ficarmos surdos e cegos, não conseguimos ver e nem ouvir bem, logo o melhor é deixar a ira passar, e depois sim falar, tomar decisões.

Agora o apóstolo Paulo aconselha a que isso seja feito antes que o sol se ponha, ou seja, resolva no mesmo dia, não leve a ira para o outro dia.

A bíblia ensina "basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6.34), logo, resolva o mal no mesmo dia, não leve um mal para o outro dia, do contrário a caminhada ficará muito pesada.

Davi inicia o Salmo falando de sua angústia e pedindo justiça, no meio do Salmo ele fala como lida com a ira, e conclui dizendo que dormirá em paz, pois o Senhor lhe dava segurança.

Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.



Aprenda a abrir mão da ira e a não dar lugar ao diabo, seja pronto para perdoar, aquiete-se e durma em paz, não permita que situações roubem o seu sono, mas durma em paz sabendo que em meio ás suas tribulações Deus te dá segurança.

Tudo o que queremos é nos sentir seguros não é mesmo?? Para nos sentirmos seguros precisamos nos render á proteção de Deus, quando damos lugar á ira assumimos o controle, tomamos nossas próprias decisões e com isso nos sentimos inseguros.

Diante de algo que te ira, acalme-se, aquiete-se, reflita, e deixe Deus ser a sua justiça, deixe que Deus te tome em seus braços e te aquiete, como uma criança deixe que te aperte junto ao seu coração e te acalme.


Salmos 5 - Refúgio

Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.

Este Salmo também é atribuído a Davi, e acredita-se que ainda no contexto de fuga do seu filho Absalão.

O Salmista afirma estar gemendo, e grita a Deus por socorro, mas conclui o Salmo dizendo que aqueles que tem Deus como seu refúgio devem se alegrar, pois Ele protege, é como um escudo.

Veja que contradição, no mesmo Salmo, Davi fala que está gemendo, e gritando por socorro, e em seguida fala que deve se alegrar, pois Deus o protege e é o seu escudo.

Muitas vezes na nossa vida com Deus ficamos exatamente assim, em um momento acordamos fragilizados pela dor, mas então lembramos que podemos nos alegrar em meio ás nossas dores, pois DEUS NOS PROTEGE E É NOSSO ESCUDO, nos protege de todo o mal que possa vir contra nós.

Neste dia não importa o contexto que esta vivendo, decida se alegrar no Senhor, alegre-se com a certeza de que Deus te protege, e que Ele é seu escudo! Ainda que tenha acordado fragilizado não durma assim, não deixe este dia passar sem que declare sua fé naquele que te GUARDA, e te PROTEGE, você tem um refúgio em Deus, e Nele nada poderá te abalar.


Salmos 6 - Cura

Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:
Todo o meu ser estremece. Até quando, Senhor, até quando?
Volta-te, Senhor, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal.
Quem morreu não se lembra de ti. Entre os mortos, quem te louvará?
Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.

Perceba na sequência de Salmos o momento difícil que Davi está passando, e quem sabe em algum momento você se sentiu exatamente assim, ou até mesmo hoje está se vendo na oração do Salmista.

Davi fala de uma necessidade de cura, cura esta da sua alma, estava ferido em suas emoções, e esta dor fazia tremer seus ossos.

Muitas dores físicas são consequências de uma dor na alma, veja que Davi sentia seus ossos tremendo de tanta dor, ele afirma "todo o meu ser estremece".

Davi, no entanto, vai até Aquele que pode curar todas as dores em nossa alma...

eu sou o Senhor que os cura".


Davi faz uma pergunta agora que muitos já fizeram em algum momento "Até quando? Até quando?", em momento de dor a sensação que temos é que nunca vai acabar, um dia pesa como uma semana, e um mês como um ano, parece que os dias demoram a passar.

Queremos sair logo do tempo de deserto, queremos descansar, e este tempo parece muito distante, mas é nessa alma que como dito acima precisamos aquietar a nossa alma, que Deus vai se levantar em nosso favor.

O Salmista usa então as expressões "Cura-me, Salva-me", as nossas dores podem sim fazer com que nos percamos, e neste momento precisamos ser salvos, não apenas do que está provocando toda a dor em nossa alma, mas principalmente de nós mesmos.

Davi diz que estava EXAUSTO de tanto gemer, e afirma inundar á noite a sua cama, de lágrimas encharcar o seu leito, neste momento temos duas decisões a tomar, correr para Aquele que pode dar descanso para a nossa alma, ou começar a tomar decisões que vão nos ferir ainda mais.

Quem sabe as suas dores tem te deixado como o Salmista EXAUSTO, ouça o que Deus te diz neste dia...


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11:28-30



Vamos orar???

Senhor Jesus, neste dia quero aprender a lidar com a ira, não quero pecar, dar lugar ao diabo, quero me aquietar correndo para Ti, ouvindo as batidas do teu coração. Em meio ás minhas lutas neste dia decido me alegrar, pois eu sei que Tu me proteges, és o meu escudo. Hoje quero correr para o Deus que me sara, e que me dá descanso para a minha alma, em nome de Jesus, Amém!

Deixo vocês com este vídeo lindoo
Não deixe de ver...


Deixe seu comentário aqui no blog, logo aqui em baixo, é muito importante para mim saber o que estão achando do projeto! 
Caso Deus te dê algo mais, não deixe de registrar aqui  para que eu e os demais leitores possamos ser abençoados...

Nos siga aqui e em todas as redes sociais, compartilhe para que outras pessoas possam ser também abençoadas.

Seja um seguidor deste blog, quer saber como? Clique no link abaixo:


Fuuuuiiii



Veja outras devocionais aqui

comentários